A Política de Comunicação é o conjunto de diretrizes, posturas, estratégias e ações que objetivam orientar o relacionamento de uma organização com seus públicos estratégicos.
Segundo o Glossário de Comunicação Pública (Duarte, Nassar e Maia, 2020), uma política global de comunicação é algo fundamental, que deve direcionar toda a comunicação de uma instituição. Com a era digital e todas suas implicações tecnológicas, a comunicação nas organizações mudou substancialmente e, hoje, representa uma área estratégica nas instituições.
É preciso considerar, ainda, que “a Política de Comunicação não é apenas uma intenção que se manifesta, mas um compromisso que se assume e ela não vigora apenas no discurso, mas pressupõe um trabalho sério, de construção coletiva” (Bueno, 2015). Por construção coletiva entende-se que a comunicação tem que ser vista de modo mais abrangente, mais democrática e presente em todos os níveis da instituição.
“Uma Política de Comunicação exige, para ser construída, um esforço conjunto, um diálogo franco entre os vários setores, um compromisso em nome da excelência do processo de relacionamento com os diversos públicos e não pode resumir-se a um texto bonito que irá depois virar um documento, certamente bem impresso, mas cujos princípios e valores não serão internalizados, não serão assumidos por ninguém” (Bueno, 2015). A estruturação da Política de Comunicação
não deve ser traçada levando-se em conta um ponto de vista meramente linear. “É preciso levar em conta os aspectos relacionais, os contextos, os condicionamentos internos e externos, bem como a complexidade que permeia todo o processo comunicativo. Daí a necessidade de ultrapassarmos a visão meramente mecanicista da comunicação para uma visão mais interpretativa e crítica” (Kunsch, 2006). A política de comunicação deve ser abordada de maneira integrada, considerando os aspectos institucional, mercadológico,
administrativo, interno, externo e que interajam harmonicamente.
O inciso VIII do Art. 141-F da RESOLUÇÃO CONSUNI/UFRJ Nº 39, DE 06 DE MAIO DE 2022, que cria a Superintendência Geral de Comunicação Social, estabelece a atribuição dessa Unidade em coordenar as atividades relacionadas à construção e à revisão da Política de Comunicação da UFRJ. Além disso, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) UFRJ 2020-2024 determina como objetivo cinco da SGCOM, constante na página 233, a responsabilidade pela condução do processo de Construção da Política de Comunicação da UFRJ.