Ao longo dos últimos 20 anos, a comunicação institucional da UFRJ foi centralizada na Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), setor que estava ligado ao Gabinete da Reitoria. Simultaneamente, centros e unidades da instituição realizavam de forma fragmentada seus processos de divulgação, jornalismo, contato com a imprensa, entre outros. Com a recente transformação da Coordcom em Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), a área ganha autonomia e busca promover um formato mais integrado para se comunicar com a Universidade e seus públicos de interesse.
Com sua criação – aprovada em maio deste ano por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) –, a SGCOM tem como um de seus atributos coordenar as atividades relacionadas à construção e à revisão de uma Política de Comunicação da UFRJ. O documento, vigente em inúmeras outras instituições públicas e privadas como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como objetivo estabelecer práticas e diretrizes para orientar a comunicação nas instituições.
Para isso, desde julho, a superintendência vem se organizando para iniciar esse processo de efetivação, que conta com a criação do Comitê Técnico para Elaboração e Implementação da Política de Comunicação da UFRJ (CT-PC), estabelecido pela Portaria no 10.596/22. O grupo é formado por 54 técnicos-administrativos, entre jornalistas, designers, publicitários e assistentes em administração que atuam na área em todos os campi da Universidade. O objetivo é articular a comunicação entre os setores para que o documento não seja imposto, e sim construído de forma conjunta.
Primeiros passos
Em 21/11, aconteceu, na Inovateca, o primeiro encontro oficial do CT-PC, para dar início ao processo que deve se estender até outubro de 2023, quando o grupo pretende estar com a política aprovada e pronta para implementação. Ao longo do cronograma, estão previstas diversas etapas, que envolvem diagnóstico, construção e consulta pública, até o objetivo final de aprovação.
Para o superintendente em exercício Victor França, a expectativa é de ter um espaço de comunicação mútua entre os diversos atores da Universidade, entendendo que, ao partir de princípios como transparência e publicidade, o documento virá inclusive a ser mais um processo de fortalecimento da democracia: “A ausência de uma política de comunicação pode favorecer um ambiente de desdemocratização, justamente em um momento que o Brasil vive, de muita polarização. Com a política, nós vamos contribuir para que a Universidade se comunique melhor com os públicos com os quais a gente se relaciona. Como instituição pública, nosso foco número 1 precisa ser o cidadão. Se a gente toma isso como pressuposto, todos nós ganhamos”, reforça.
Como forma de prosseguir com o cronograma, sete grupos de trabalho estarão abertos para a participação da comunidade. Entre os temas abordados, destacam-se comunicação organizacional, acessibilidade, diversidade, assessoria de imprensa, multimídia, entre outros. Para participar, é preciso enviar um e-mail para politicadecomunicacao@reitoria.ufrj.br até 12/12, indicando o GT e subGT de interesse, com nome completo, celular, e-mail e Siape/DRE. Confira a seguir a lista de GTs e subGTs e participe!
GT1 – Comunicação Organizacional
- Gestão da Comunicação
- Histórico e Diagnóstico
- Princípios Norteadores, Definições e Públicos Estratégicos
- Propaganda Institucional
GT2 – Comunicação Dirigida
- Canais com os Públicos Estratégicos
- Gestão de Eventos
- Comunicação Internacional
- Comunicação com os Públicos Internos
- Comunicação com os Públicos Externos
GT3 – Acessibilidade, Inclusão, Diversidade e Linguagem Simples
- Acessibilidade
- Linguagem Simples
- Inclusão e Diversidade
GT4 – Multimídia
- Comunicação Visual e Aplicação da Marca
- Fotografia e Vídeo
- Rádio e TV
- Comunicação Digital
GT5 – Assessoria de Imprensa
GT6 – Divulgação da Pesquisa e da Extensão
GT7 – Conselho de Comunicação
*Os três últimos GTs não contam com subGTs.