Notícias

Proposta da Política de Comunicação da UFRJ é apresentada à Associação Brasileira de Comunicação Pública

Encontro dá seguimento à série de reuniões para apresentação do projeto

A coordenação executiva da Política de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentou, na quinta-feira, 20/7, à Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), o andamento do projeto de Política de Comunicação em elaboração na instituição. Em encontro online, Marina Cezar, assessora de comunicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e diretora da ABCPública RJ, pôde conhecer detalhes da proposta que envolve vários segmentos da Universidade.

A apresentação iniciou-se com a exposição dos princípios e objetivos centrais do projeto: homogeneizar o processo de comunicação na Universidade, fortalecer e integrar o relacionamento entre os centros e estabelecer a comunicação como um quarto pilar estratégico da UFRJ, ao lado do ensino, da pesquisa e da extensão.

A criação de políticas de comunicação ainda não é obrigatória para organizações federais. Entretanto, o Projeto de Lei nº 1.202, criado ano passado, busca instituir que toda instituição pública, seja ela federal, estadual ou municipal, tenha uma Política de Comunicação. Instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) já investiram em modelos próprios.
A implementação da Política de Comunicação da UFRJ depende de aprovação no Conselho Universitário (Consuni). Se o parecer for positivo, desencadeará campanhas educativas e a criação de publicações específicas, como manuais de relacionamento com a imprensa, de gestão de crises e de mídias sociais), que buscarão orientar diversos campos da comunicação na Universidade. Formada por Sérgio Duque Estrada, superintendente-geral de Comunicação Social na instituição; Pâmella Cordeiro, relações-públicas; Vanessa Almeida, diretora de Conteúdo; e Victor França, diretor da Assessoria de Imprensa, a coordenação executiva é responsável pelos trabalhos de elaboração do documento e pela implementação da Política de Comunicação.