Desenvolvimento da Política de Comunicação da UFRJ é apresentado no CCS

O projeto será exposto em todos os centros da Universidade

Na segunda-feira, 22/5, a coordenação executiva do Comitê Técnico para Elaboração e Implementação da Política de Comunicação  (CT-PC) apresentou, pela primeira vez, o andamento da proposta da Política de Comunicação da Universidade. A exposição, realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi conduzida por Victor França, diretor da Assessoria de Imprensa e Imagem Institucional da Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ, e Pâmella Cordeiro, relações-públicas da SGCOM, e contou com a participação de docentes, técnicos-administrativos e alunos.

A apresentação deu início a uma série de eventos que serão realizados em todos os centros da Universidade. Na parte inicial da exposição, foram explicitadas as motivações para criação do CT-PC, a organização dos grupos de trabalho, as diretrizes e os objetivos da proposta.

“A criação e implementação de uma Política de Comunicação servirá para nortear as atividades de comunicação da UFRJ. A Política é um conjunto de valores, princípios, diretrizes, normas e posturas que objetivam orientar o planejamento e a execução de ações, estratégias, canais de relacionamento e produtos de comunicação, tendo em vista a criação e manutenção de relacionamentos com os seus públicos estratégicos, definiu Pâmela Cordeiro.

O público presente pode fazer perguntas sobre a Política de Comunicação. Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

Entre os objetivos e princípios do projeto, estão homogeneizar o processo de comunicação na Universidade, fortalecer e integrar o relacionamento entre os centros e estabelecer a comunicação como quarto pilar estratégico da UFRJ, ao lado do ensino, da pesquisa e da extensão. Além disso, “a política de comunicação vai ser um conjunto de diretrizes para que a Universidade possa se relacionar melhor com os seus diversos públicos de interesse,” explicou Victor França.

A implementação do CT-PC, que está redigindo a proposta, foi regulamentada pela portaria n°10.596, de 7 novembro de 2022. O documento define que o processo deverá ser coordenado pela SGCOM.

A criação de políticas de comunicação ainda não é obrigatória para organizações federais. Entretanto, o Projeto de Lei n.º 1.202, criado no último ano, estabelece que toda instituição pública, seja ela federal, estadual ou municipal, tenha uma política de comunicação. Entidades como IBGE, Embrapa e Fiocruz já investiram em modelos próprios.
Após a apresentação, os representantes da coordenação executiva do CT-PC responderam às perguntas formuladas pelos presentes. Se aprovada no Consuni, a Política de Comunicação será implementada por meio da realização de planejamento estratégico, campanhas e da criação e publicação de manuais para orientar as atividades de comunicação na Universidade.